Quando Pedir

Para evitar imprevistos, recomendamos que a contratação dos convites seja feita com 3 a 4 meses de antecedência do evento. Este é um bom prazo para começar a pesquisar sobre os convites, escolher o modelo e fazer alterações caso necessário. Cada modelo demanda um tempo diferente para ser produzido. É importante considerar esse tempo e se programar para ter os convites em mãos com antecedência, garantindo assim um prazo confortável para entregá-los.

Os convites devem ser entregues aos convidados com pelo menos 30 dias de antecedência, se estes morarem na mesma cidade do evento. Para entregas de convites em outras cidades recomendamos 60 dias, e para outros países, cerca de 120 dias. Lembrando que nesses dois últimos casos é extremamente aconselhável enviar um "save the date" assim que a data do evento for confirmada para que os convidados possam organizar tranquilamente a viagem e hospedagem.

Lembre-se sempre de contratar convites adicionais (cerca de 10%) para possíveis emergências, pois é muito comum que a lista de convidados seja modificada.

Como entregar os convites de casamento?

Os convites de casamento devem ser entregues preferencialmente em mãos, para transmitir toda formalidade do evento e também o carinho e atenção pelos convidados. Por isso, sempre que for possível se desloque até os seus convidados para fazer a entrega. Contudo em relação aos convidados que são de fora da cidade, a entrega pode ser feita por correios. Nesse caso é elegante avisar o convidado quando você postar o convite para o envio.

Uma dica que facilita a vida dos noivos é organizar um almoço ou jantar em família para entregar os convites dos entes queridos mais próximos. Eles se sentirão muito especiais e felizes pelo casal, além de economizar tempo na entrega.

Quando entregar os convites de padrinhos?

Ser convidado para padrinho ou madrinha de casamento é uma grande responsabilidade e traz diversas tarefas. Por isso o convite devem ser entregues de uma forma especial. O prazo ideal para convidar é de pelo menos 4 meses, pois dessa forma eles poderão pesquisar com calma sobre os seus trajes e se preparar para o grande dia. Para demonstrar a importância deles no grande dia, é de bom tom que se faça um convite diferenciado, com uma lembrancinha para demonstrar a gratidão em tê-los no altar.